samedi 19 novembre 2011

Post Mortem


À partir de 1839, com a popularização do processo daguerreótipo ficou muito mais fácil para qualquer família vitoriana que não podia pagar por um quadro pintado, obter imagens de reuniões e encontros felizes entre seus entes queridos. Paralelamente, este mesmo processo passou a ser amplamente utilizado por muitas famílias para eternizar, através de uma fotografia, seus amados falecidos. A maioria das fotografias retratam bebês e pessoas jovens, visto que nesta época as taxas de mortalidade eram extremamente elevadas e muitas vezes uma foto Post Mortem era a única imagem que uma família tinha de um membro falecido. Por volta do final do século 19 a prática foi caindo em desuso, embora alguns quadros em memória de falecidos continuassem a ser produzidos se estendendo até os dias de hoje.
As primeiras fotografias Post Mortem eram close-ups na face ou mostravam o corpo inteiro, mas raramente mostravam o corpo no caixão. Procuravam arrumar o corpo para passar a impressão de estar em sono profundo ou era posto em pé ou sentado com o auxílio de estruturas de madeira por baixo das vestes. Crianças eram comumente fotografadas como se estivessem repousando em sofás, cadeiras ou na cama ou ainda ao lado de seus brinquedos favoritos. Também não era incomum que crianças muito jovens aparecesse nos braços de algum membro da família, geralmente a mãe. Os adultos eram frequentemente retratados em cadeiras ou em cenários construídos ou montados para a ocasião, sendo que flores eram bastante utilizadas.
Note que em algumas das imagens à seguir simplesmente todas as pessoas retratadas estão mortas, como no caso da imagem do pai segurando o filho no colo e na imagem de borda azul retratando seis mulheres. Note também que o falecido geralmente aparece no meio de um grupo da família ou à direita de uma outra pessoa.
Com o passar do tempo, no oeste europeu e Estados Unidos, a prática foi ganhando status de vulgar e bizarra, se tornado inclusive um tabu, o que acabou contribuindo muito para o seu esquecimento. 
Redimensionei todas as imagens para 560 px de largura, que lhes garantem um bom tamanho. Para facilitar o carregamento da página, dividí o post em duas partes, bastando clicar no link "Ir para a segunda parte" no final deste post para ver a continuação da galeria. À todos uma boa leitura, e se estiver lendo isso de madrugada: Bons sonos!
  
Nesta imagem, a jovem no meio estava morta.




A garotinha posa ao lado de seu irmão mais velho falecido.




Pai e filho estavam mortos nesta imagem.
Aquí, a moça do meio estava morta.


A mãe apóia nos braços sua filha morta.
Todas as seis mulheres aquí estavam mortas. Note que uma delas está virada de costas. 
Alguns grupos de discussão atribuem isto ao fato de seu rosto não estar, digamos: apresentável.

Não se engane com esta foto. Pois o corpo está de pé!


Novamente, a jovem garota que está de pé estava morta.




Aqui, uma mãe posa ao lado do corpo da filha.





Segundo a fonte, mãe e filho estavam mortos nesta imagem.





Não se espante por ela estar de pé. Lembre-se de que cadáveres são bastante rígidos.








A mãe estava viva. A bebê infelizmente não.

Idem à imagem anterior.


Novamente.



Três irmãos posam ao lado do caçula sem vida.





Nesta foto, só a moça de branco estava morta.



Fotos Post Mortem não eram exclusividade de pessoas. Animais de estimação também eram fotografados.

 
 
 
 http://www.hipernovas.org

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire